Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

UFPB abre edital de seleção de projetos para Programa de Monitoria com 600 bolsas

 

A Pró-Reitora de Graduação (PRG), da UFPB, lançou edital de seleção de projetos para o Programa de Monitoria, nos quatro campi.

Os projetos de ensino de Monitoria dos cursos de graduação presenciais ou a distância estarão vinculados aos componentes curriculares ofertados nos períodos letivos 2022.2 e 2023.1. Vale lembrar que o componente curricular “Estágio Supervisionado” não está contemplado neste Programa.

Serão disponibilizadas, para este ano, 600 bolsas de monitoria, cada uma equivalente a 8 parcelas de 400 reais.


Submissão de Projetos

O docente poderá submeter Projeto de Ensino Individualmente, e acumulará a função de orientador e coordenador do Projeto.

Cada Departamento poderá submeter mais de um projeto de monitoria, considerando as necessidades de cada curso, e cada projeto será coordenado por um dos orientadores, denominado Coordenador. Além disso, cada professor poderá participar de um projeto, seja individual ou departamental, e só poderá orientar até três alunos monitores, observando o limite de um monitor para cada quinze alunos, segundo Resolução CONSEPE/UFPB nº 02/1996.

A submissão do Projeto de Ensino – seja individual ou departamental – deverá ser feita no período até o próximo dia 13, exclusivamente, via portal docente do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), por meio do preenchimento dos seguintes itens: Título do Projeto; Resumo; Justificativa e diagnóstico; Objetivos (geral e específico); Metodologia de desenvolvimento do Projeto; Resultados esperados; Produtos que resultem da execução do projeto; Avaliação do desenvolvimento do Projeto; Processo Seletivo do Monitor; e Referências bibliográficas.

O Resultado Preliminar e o Resultado Final da seleção de projetos serão divulgados na página da PRG e/ou da Coordenação de Programas e de Projetos Acadêmicos (CPPA), da UFPB.


Sobre inscrição de estudantes no Programa de Monitoria

Somente poderão inscrever-se no processo de seleção os alunos que já tenham integralizado a disciplina objeto da seleção ou equivalente, com comprovação em seu histórico acadêmico e compatibilidade certificada pelo departamento responsável pelo componente curricular e implantada no SIGAA, com, no mínimo, média 7,0 em ambos os casos.

Outros requisitos para concorrer são: ter disponibilidade de 12h semanais para as atividades de monitoria; e não ter incompatibilidade de horário do componente curricular, ao qual estão concorrendo, com os componentes curriculares que irão cursar durante o semestre em que poderão atuar como monitor.

Cada discente poderá se inscrever para a seleção de monitoria para o ensino presencial ou a distância em mais de um componente curricular, mas só poderá ser selecionado em um projeto de monitoria como bolsista ou voluntário.

A condição de reprovado na disciplina objeto da monitoria, ou em qualquer outra que lhe seja pré-requisito, constitui impedimento para a inscrição no processo seletivo.

Abaixo, seguem os principais prazos para inscrição e seleção de projetos e de estudantes:


ETAPA I - Seleção dos Projetos de Ensino

- Período para aprovação dos componentes curriculares associados ao projeto pelo(s) chefe(s) de departamento: até 23:59h de 14/02/2023

- Avaliação/Seleção dos Projetos de Ensino no SIGAA: 16/02/2023 a 26/02/2023 (até 23:59h)

- Divulgação do Resultado Preliminar do Processo de Seleção de Projetos de Ensino de Monitoria: 01/03/2023

- Período para interposição de recurso: 02/03/2023 a 11/03/2023

- Divulgação do Resultado Final do Processo de Seleção de Projetos de Ensino de Monitoria: 14/03/2023 (até 23:59h)


ETAPA II - Seleção dos monitores pelos projetos aprovados

- Efetivação e divulgação dos Processos Seletivos para os alunos atuarem como Monitores no período 2022.2 e 2023.1: 15/03/2023 a 20/03/2023

- Período para inserção de notas da seleção e convocatória, via SIGAA, pelo Coordenador do Projeto de Ensino de Monitoria: até 21/03/2023

- Período de aceite do Projeto de Ensino de Monitoria, via SIGAA, pelos discentes selecionados à vaga de monitor: até 22/03/2023

- Início da atuação dos monitores: 23/03/2023

- Término previsto para atuação dos monitores: final do período letivo 2023.1

- Prazo de envio dos Relatórios Finais para discentes e docentes: 04/12/2023 a 15/12/2023


Mais informações e dúvidas sobre o Edital podem ser obtidas por meio de mensagem encaminhada ao e-mail monitoria@prg.ufpb.br, com o assunto “Monitoria 2023 – Informações”, e por meio do telefone (83) 3216-7851.


Redação: Débora Freire