Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Servidor do CCTA lança livro-reportagem sobre o paraibano Maestro Chiquito

O servidor do CCTA, Adeildo Vieira, lança nesta sexta-feira (16) o livro-reportagem ‘Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons’, produzido a partir de pesquisa realizada por ele durante o Mestrado em Jornalismo da UFPB. 

O evento está marcado para as 20h, na Praça Silvino Cabral, na cidade de Santa Luzia (PB), terra natal do maestro homenageado. 

O lançamento do livro ‘Maestro Chiquito: O Metalúrgico dos Sons’ é uma realização da Prefeitura da cidade de Santa Luzia e da Empresa Paraibana de Comunicação (EPC), e pretende mobilizar músicos e produtores culturais do interior da Paraíba, sobretudo na região do Seridó, onde está localizada a Cidade-ilha, como é conhecida a célebre cidade onde nasceu o menino Chiquito e depois o maestro que promoveu a formação de tantos músicos para o cenário cultural da Paraíba e do Brasil. 

Adeildo, que é jornalista, compositor, músico e produtor cultural paraibano, concluiu o mestrado profissional em 2016 e teve o livro lançado virtualmente no ano seguinte, pelo Laboratório de Jornalismo e Editoração (Laje), do CCTA/UFPB. A obra teve a editoração do prof. Dr. Pedro Nunes e orientação do poeta, escritor e prof. Dr. Hildeberto Barbosa Filho. Agora está sendo lançado em formato impresso pela A União Editora, através da EPC. 

Segundo Adeildo Vieira, ‘esse lançamento é o primeiro de uma série que pretende levar este livro para todos os quadrantes do estado”. Ainda de acordo com ele, “é necessário que a história do Maestro Chiquito seja vista como paradigma, considerando que se trata de um negro de origem pobre e do semiárido paraibano que, ao vir para capital, transformou a vida de centenas de músicos com seus projetos gregários de trabalho”. O autor diz que espera ver o livro nas estantes de escolas e bibliotecas de todo o estado. 

Adeildo Vieira é cantor, compositor, produtor cultural e radialista paraibano que atua no cenário cultural do estado há quase quarenta anos. Iniciou sua militância no campo da música no Musiclube da Paraíba, ao lado de artistas como Pedro Osmar, Paulo Ró, Escurinho, Milton Dornellas, Totonho, Chico Cesar. Em sua ininterrupta trajetória, o artista já produziu centenas de shows na cidade, mas também em outros estados, além de realizar turnê no Senegal e na França através do projeto Berimbaobab, que promove união entre artistas da África, da Europa e da Paraíba. Lançou três CDs e um DVD e está produzindo um quarto álbum, que será lançado até março de 2023. Adeildo também tem fortes ligações com os movimentos sociais e com a educação, produzindo atividades culturais em escolas, ao que chama de Conferência Cantada.

 

Redação: Débora Freire c/ informações da organização do evento