Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Matrículas dos discentes ingressantes e veteranos para 2022.2

Matrícula dos ingressantes é realizada pelas coordenações dos cursos, enquanto a dos veteranos é feita pelo próprio aluno, também online 

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza, no período de 16 a 19 de janeiro de 2023, a matrícula dos discentes ingressantes e veteranos para o segundo período de 2022 (2022.2), conforme dispõe o Calendário Acadêmico.

A matrícula dos ingressantes é realizada pelas coordenações dos cursos, no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), de forma online (Confira detalhes no final da matéria), enquanto a dos veteranos é feita pelo próprio aluno, também online. O início do período letivo 2022.2 ocorrerá em 8 de fevereiro de 2023.

Conforme o Calendário Acadêmico, a rematrícula online dos veteranos no Sigaa deverá ser realizada no período de 24 a 26 de janeiro de 2023.

Nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, estão previstas três ações: o período da matrícula extraordinária online no Sigaa; o prazo para solicitação de turmas específicas pelo discente na coordenação de curso (Período 2022.2); e o prazo para solicitação de turmas de reposição pelo discente na coordenação de curso e departamentos (Período 2022.2).

Ingressantes

O ingressante (fera) terá sua matrícula efetuada automaticamente pelas Coordenações de Curso, em todos os componentes curriculares previstos para o 1º período do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), sem a necessidade de comparecimento do discente à Instituição para efetivação da sua matrícula.

A numeração do registro acadêmico (matrícula) dos discentes ingressantes, necessária para efetuar o cadastro no Sigaa, estará disponível para consulta pública no sistema, após o dia 23 de janeiro de 2023. A PRG disponibilizou um passo a passo para obtenção do número:

a) Acesse o site: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf;

b) Selecione a aba “Ensino”;

c) Na aba Ensino, escolha a opção "Cursos de Graduação";

d) Selecione o curso para o qual obteve aprovação na UFPB;

e) Ao abrir a página do curso, clique em "Alunos Ativos" na lateral esquerda da página;

f) Busque seu nome e número de matrícula na listagem apresentada.

Autocadastro

Os discentes ingressantes poderão efetuar seu autocadastro no Sigaa apenas após a data de processamento da matrícula, que se dá no dia 23/01/2023, pelo seguinte passo a passo:

1) Acessar o link: https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/home.jsf;

2) No canto superior direito da tela, clicar na opção “Entrar”;

3) Selecionar a opção “Cadastro / Recuperação Acesso”;

4) Selecionar a opção “Discente” no cadastro;

5) Preencher cuidadosamente o formulário de cadastro;

6) Verificar as recomendações sobre a finalização do cadastro;

7) O sistema enviará um e-mail de confirmação de cadastro. Acesse o e-mail informado no cadastro e clique no link de confirmação para finalizar o seu cadastro.

Em caso de dúvidas na realização do autocadastro no sistema, o Manual de Acesso ao Sigaa está disponível neste link.

As dúvidas sobre os procedimentos de matrícula deverão ser obtidas preferencialmente junto às Coordenações de Curso. As informações de contato das Coordenações de Curso podem ser obtidas na aba pública do Sigaa, neste link, filtrando no campo de busca por “Coordenadores e Vice-Coordenadores dos Cursos de Graduação.

Caso não conste os contatos na listagem acima, a PRG sugere realizar a busca nos sites institucionais dos centros de ensino (https://www.ufpb.br/ufpb/menu/institucional/centros-de-ensino).

* * *

Ascom/UFPB, com informações da PRG/UFPB