Reportagem realizada por pesquisadora e egressos do Mestrado em Jornalismo do CCTA é selecionada para o 19º Comunicurtas
A reportagem ‘Espigões na Orla’, produzida pela pesquisadora em Desinformação, Prática e Processos Midiáticos, Ana Lúcia Medeiros; e os egressos do Mestrado em Jornalismo (PPJ), do CCTA/UFPB, Aderlon Amorim e Débora Freire, foi selecionado para a Mostra Competitiva Tropeiros de Telejornalismo, do 19° Festival Audiovisual Internacional de Campina Grande (Comunicurtas).
O vídeo, que teve a edição do também egresso do PPJ, Bob Vagner, integra um dos capítulos do livro ‘SANEAMENTO BÁSICO: Direito à Cidadania’, organizado pela jornalista, pesquisadora e professora aposentada da Escola de Comunicação e Artes, da USP, Cremilda Medina. A obra foi publicada em 2019, pela EDUEPB.
O capítulo da obra, no qual a reportagem em vídeo está inserida, é intitulado ‘Quando a natureza rege o modo de vida’, e discute, entre outros assuntos, a questão da não-verticalização do litoral paraibano. O audiovisual é uma reconstituição de um material produzido há mais de 30 anos, época da elaboração da Constituição do Estado da Paraíba, que proíbe a construção dos arranha-céus na orla de João Pessoa.
‘Espigões na Orla’ será exibido nesta terça-feira (19), durante a Mostra de Telejornalismo, que começa às 9h, no Auditório III da Central Acadêmica Paulo Freire, Campus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande. Após a exibição das reportagens, a pesquisadora Ana Lúcia Medeiros participará do debate com o público presente para falar sobre bastidores e o processo de produção.
Toda a programação do Comunicurtas 2024 pode ser conferida no perfil oficial do evento no Instagram (@comunicurtas) e no site do Festival.
Da Redação