Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube


Nessa última sexta-feira (5), os alunos do curso de Radialismo da UFPB viajaram até Recife para conhecer a exposição "Van Gogh Live 8K" e o Museu Cais do Sertão. As duas visitas técnicas foram organizadas pela professora Kellyanne Alves, como aula da disciplina Artemídia.

Na exposição "Van Gogh Live 8K", localizada na área externa do RioMar Shopping, a turma foi recepcionada pela coordenadora Iana Marques e vivenciou uma imersão na obra do artista holandês, que conta com a reprodução digital de mais de 250 pinturas do seu acervo, em resolução 8K. O espaço apresenta painéis com textos sobre sua biografia.

Além do conhecimento sobre a vida e a arte de Van Gogh, os alunos também experienciaram uma viagem sensorial por ambientes com projeções interativas e um campo de girassóis perfumados, ao som de trechos de cartas escritas pelo pintor e interpretadas por Fernanda Montenegro e uma trilha sonora com músicas como “Bolero”, de Ravel e “Clair de lune”, de Debussy.

Já no Museu Cais do Sertão, localizado no Recife Antigo, os estudantes visitaram a exposição imersiva “O mundo do Sertão”, que homenageia Luiz Gonzaga. Na mostra, a turma teve contato com a obra do Rei do Baião e os aspectos do dia a dia do sertanejo em ambientes interativos e multimidiáticos. A exposição apresenta desde projeções e instalações artísticas a quadros, objetos, xilogravuras, móveis, peças de vestuário, instrumentos musicais e aparelhos eletrônicos.  

Segundo a professora Kellyanne, o objetivo da aula de campo, a partir dessas vivências, é que os alunos exercitem a própria criatividade, buscando propor novas formas de linguagens envolvendo mídias, artes e tecnologias para a produção de uma mostra no CCTA ao final da disciplina.


Redação: Afra de Medeiros