Apresentação será nesta sexta-feira (12)
A Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) realiza, na próxima sexta-feira (12), concerto com obras de Dmitri Shostakovich para homenagear as vítimas do fascismo, no mundo, e das Grandes Guerras Mundiais.
Dmitri Shostakovich, compositor soviético, escreveu música que pode ser interpretada como uma crítica ao fascismo, principalmente através da Sinfonia nº 7 "Leningrado" (atual São Petersburgo), composta durante a Segunda Guerra Mundial para expressar a resistência soviética contra o militarismo e a opressão nazista. Embora inicialmente tenha sido vista como um hino patriótico, a obra também foi considerada um símbolo de oposição ao totalitarismo fascista.
A apresentação, intitulada ‘Cordas que Libertam’, terá a regência do professor e maestro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, André Muniz, além do solista em oboé, Ravi Shankar, professor do Departamento de Música (DEMUS) do CCTA/UFPB, que tocará também a obra do compositor e também professor do DEMUS, José Orlando Alves.
O concerto acontece às 20h, na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA, campus I da UFPB.
Segundo a assessoria da OSUFPB, a entrada é gratuita e será rigorosamente por ordem de chegada até o limite da lotação do espaço.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da assessoria da OSUFPB
Arte: assessoria da OSUFPB
Data da publicação: 10/09/25