Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Estudantes de Radialismo do CCTA promovem I Mostra Mídia In. Arte no Campus

Estudantes do Curso de Radialismo, do Departamento de Comunicação do CCTA/UFPB, promovem, nesta sexta-feira (2), a I Mostra Mídia In. Arte no Campus tem como tema ‘Arte, Mídia e Inteligência Artificial’.

A Mostra, que acontece das 08h às 12h, na sala do Cine Aruanda, localizada no Bloco B do CCTA, campus da UFPB, em João Pessoa, é destinada à comunidade acadêmica, especialmente, aos estudantes de Comunicação da universidade.

O evento é uma oportunidade para a comunidade acadêmica refletir sobre a interação existente entre as mídias, artes e tecnologias na criação de produtos audiovisuais, em momento em que há um forte debate posto pelas plataformas de inteligência artificial (IA) presentes no cotidiano da sociedade.

Esta primeira edição da Mostra é resultado de um trabalho interdisciplinar com os estudantes de Radialismo e tem como objetivo exercitar a criatividade e inventividade de produtos audiovisuais a partir da hibridização de linguagens envolvendo mídias, artes e tecnologias. Estes assuntos foram abordados durante o semestre nas disciplinas de Artemídia e Audiovisual III, ministradas pela professora do CCTA, Kellyanne Alves.

No evento, serão demonstrados produtos produzidos pelas equipes interdisciplinares dos estudantes como, por exemplo, a primeira temporada da série de interprogramas “E AI, você sabia?”. A série conta com o apoio da TV Cabo Branco na coprodução dos três primeiros episódios, consecutivamente, que tratam a partir de exemplos de situações cotidianas sobre o que é IA no episódio 1; IA nas artes e audiovisual - benefícios e desafios, no episódio 2, e deepfake, memes de áudio e desinformação, no episódio 3.

Também há trabalhos desenvolvidos pelos estudantes nas áreas da fotografia, da música e do audiovisual produzidos com auxílio de plataformas e serviços de inteligência artificial. Os trabalhos buscam ainda pensar e problematizar algumas questões postas com a interação homem-máquina e colaboração humano-IA.

Um outro produto desenvolvido pelos estudantes na disciplina de Artemídia é ‘I.A Music: A produção musical do pós-modernismo’, que aborda a questão da geração de imagens ao som de músicas feita com a ajuda da IA. Na Mostra, a equipe irá demonstrar produções feitas com músicas de artistas reconhecidos por um gênero específico interpretando músicas de outros estilos. Ao todo, serão demonstrados cinco produtos feitos pelos estudantes.

Além desses produtos criados nas duas disciplinas, a I Mostra Mídia In. Arte no Campus conta com a parceria de dois laboratórios da UFPB: o Laboratório Audiovisual de Produção do Decom e o Laboratório de Aplicações em Inteligência Artificial (ARIA), do Centro de Informática, da UFPB.

O Laboratório Audiovisual de Produção apresentará o filme em realidade virtual “A ESCRITA DO DEUS”, com roteiro escrito pelo professor do curso de Cinema e Audiovisual do CCTA, Carlos Dowling. Já o ARIA participa da Mostra com dois projetos que são um gerador de linha de baixo (Red Hot Against The Machine Learning) e um gerador de prompts e imagens usando inteligência artificial desenvolvidos pela equipe de pesquisadores do referido laboratório.

Redação: Débora Freire c/ informações da organização da Mostra