Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Composição de professor de Música do CCTA estreia em um dos festivais mais respeitados da Ásia

No último dia 6, a obra Forgotten Bells for a Lost Father, produzida pelo professor do Departamento de Música (DEMUS/CCTA) Marcílio Onofre, estreou durante a 31° edição do Seoul International Computer Music Festival, em 2024.

Além de professor do DEMUS/CCTA, Marcílio Onofre é Doutor em Composição Musical e membro do Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS/CCTA/UFPB). Concluiu o Bacharelado em Música (piano) e o Mestrado em Composição na UFPB, este último sob a orientação do compositor e também professor do DEMUS/CCTA, Dr. Eli-Eri Moura.

O professor Marcílio se apresentou em Seoul, na Coreia do Sul, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), através de bolsa concedida pelo programa Intercâmbio Cultural. Na ocasião, ele ficou encarregado da parte eletrônica, já que a obra é para cravo e sons eletrônicos, enquanto a peça foi interpretada pela cravista sul-coreana Young-Im Woo. Esses sons foram compostos previamente e são sincronizados com a parte que está sendo tocada ao vivo.

SINOPSE: a obra Forgotten Bells for a Lost Father, feita para cravo amplificado e sons eletrônicos, aborda a temática da violência bélica contemporânea, prestando um tributo aos pais que deixam os seus lares e vão para a linha de frente de combates bélicos. Nesse contexto, muitos deles perecem sem que ao menos os devidos ritos funerários sejam feitos. Do ponto de vista musical, o material da obra transita por diferentes abordagens criativas, desde tríades em contextos diatônicos até passagens cromáticas. Somado a isso, há também um motivo musical que remete a uma infância perdida, já distante do homem que deixa sua inocência para trás em combate.

“De fato, para participar do Festival eu submeti a obra a uma chamada internacional. Após alguns meses recebi a notícia de que a minha obra havia sido uma das selecionadas para esse importante festival asiático”, relata o professor Marcílio Onofre.

Sobre o Seoul International Computer Music Festival

O Seoul International Computer Music Festival é um dos mais importantes festivais da Ásia, promovido pela Korea Electro-Acoustic Music Society (KEAMS), e que reúne artistas do mundo inteiro. O evento contempla performances de artes sonoras que buscam mostrar as novas possibilidades de se harmonizar a música com tecnologia, a partir de combinações de instrumentos musicais, sons eletrônicos, vídeos e novas mídias.

As composições submetidas no festival devem usar meios eletrônicos em sua difusão, com a possibilidade de emprego dos novos recursos multimídia, e passam por um rigoroso processo seletivo, com o objetivo de exibir obras de alta qualidade na música computacional.


Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA) 

Edição: Afra de Medeiros