Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Servidor do CCTA lança livro de poemas ‘Sol no quintal’


Sol no quintal’ é o título do quinto livro de poemas que o servidor técnico-administrativo do CCTA, Paulo Sérgio Vieira, lança neste sábado (3), em João Pessoa.

A obra também é a terceira que o autor apresenta dentro do gênero haicai que se caracteriza por comportar poesia com forma e expressão fixa, sendo mais objetiva, sintética e minimalista. Esse gênero possui três versos: o primeiro e o terceiro são redondilhas menores (versos de cinco sílabas) e o segundo com redondilha maior (verso de sete sílabas). Esta nova obra conta com sessenta haicais.

O lançamento será realizado, às 10h30, no Bistrô 17, localizado na rua Conselheiro Henrique, ao lado da Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, no Centro da capital paraibana.

Segundo Paulo Sérgio, a escolha de haicais se dá pelo “fôlego curto”: “Não me disponibilizo a escrever longos poemas. Os poucos versos que me ocorrem e que me permito produzir são por demais suficientes para exprimir a percepção de coisas, de fenômenos e fatos”.

O autor ainda ressalta que depois de anos de escrita, é possível que ele tenha encontrado a forma adequada de expressão poética que ele chama de “três versinhos”. “Essa forma me basta. Não apenas porque essa modalidade poética combina com meu fôlego, mas, sobretudo, em virtude de praticá-la durante o chamado ócio produtivo. Some-se a tudo isso a beleza da vida e da poesia nela revelada”.

Paulo conta também que embora o haicai se faça eminentemente presente em ‘Sol no quintal’ e nas anteriores – 'Plumagem do vento' e 'A arte de contar estrelas' –, houve toda uma preparação para a sua acolhida. Por exemplo, 'Cílios de Deus', o livro de estreia dele, abre com dois haicais, enquanto 'Diálogo das horas', o segundo lançado, se encerra com dez.

Sobre o autor

Paulo Sérgio Vieira, 64 anos, natural de Cajazeiras (PB), reside em João Pessoa desde a década de 80.

É graduado em Letras, com especialização em Literatura Brasileira, revisor de textos, servidor técnico-administrativo da UFPB e professor do ensino médio da rede estadual, disciplina Língua Portuguesa.

Publicou em suplementos e periódicos literários, entre os quais Correio das Artes (jornal A União) e O Jornal da Paixão (ADUFPB-JP); nas revistas Usina, Ler e Revista do CCHLA e também na Agenda do Professor ADUFPB-JP. Integrou os projetos “Poesia Itinerante” (parceria entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado da Paraíba e a Secretaria de Cultura e Educação do Estado da Paraíba), “Boca da Noite”, “Arte é Intriga” e “Tome Poesia”.

Participou da exposição “Dez Poetas Paraibanos Hoje”, promovida pela Aliança Francesa – João Pessoa – PB, e da Antologia Sonora – poesia paraibana contemporânea, produzida pelo Sebo Cultural (João Pessoa – PB).

Ministrou a “Oficina de Haicais” no XIV Festival do Japão na Paraíba, em 2019.

É autor dos livros de poemas Cílios de Deus (Editora da UFPB, 1995), Diálogo das horas (Editora da UFPB, 2014), Plumagem do vento (Editora da UFPB, 2019), A arte de contar estrelas (Ideia Editora, 2022), infantojuvenil, e Sol no quintal (Bestiário, 2023).

Participa das antologias Horizonte mirado na lupa: cem poemas contemporâneos da Paraíba (Editora Casa Verde, 2022) e Clarões manifestos: haicais brasileiros (Editora Bestiário, 2023).

Reportagem: Débora Freire