Professor colaborador do CCTA é homenageado no Festival de Cinema Curta Catolé
O professor aposentado do Departamento de Comunicação, do CCTA/UFPB, Pedro Nunes será homenageado durante o I Festival Curta Catolé, que acontecerá no Centro Cultural Geraldo Vandré, localizado na cidade de Catolé do Rocha (PB).
O Curta Catolé será realizado entre os dias 01 e 04 de agosto, com o objetivo de incentivar a experimentação audiovisual na cidade e na região, além de oferecer mostras de cinema gratuitas para o público geral.
Pedro Nunes, que apesar de aposentado continua como colaborador do CCTA em projetos tanto para a graduação como para a pós-graduação, comentou a relação de proximidade e vínculos das próprias raízes culturais com a cidade de Catolé do Rocha: “Há esse vínculo ancestral de memória quanto a minha origem familiar por parte de meus pais, avós e outros familiares. Passei a residir em Catolé do Rocha desde os catorze anos, em 1970. Meus pais migraram para São Paulo, em 1955, como boias-frias e retornaram na seca de 1970 para a Paraíba. Então, há esse vínculo de memória relacionado com as minhas raízes”.
Pedro Nunes alcançou o maior nível de capacitação na UFPB como professor titular. Tem pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003), onde atuou como professor convidado. Ele produz filmes, vídeos e projetos multimídia com repercussões no Brasil e no exterior. Entre as obras dele, destacam-se o filme “Closes” (1982), o vídeo experimental “Cortejo de Vida” (1992), a série de interprogramas “Grafite: Visualidades Urbanas” (2008) e dois vídeos didáticos, intitulados “Escola sem PREconceitos” (2012) e “Escolas PLURAIS: Inclusão, Gênero e Sexualidade” (2015).
“O Festival Curta Catolé celebra essa dimensão que envolve as questões transdisciplinares inerentes a minha práxis acadêmica relacionada ao jornalismo, cinema, audiovisual e, sobretudo, as práticas de extensão comunitária. Liderei juntamente com os professores David Campos, João de Lima e outros docentes da UFPB a criação do curso de Cinema e Audiovisual na UFPB. Tem a ver com tudo isso”, afirmou o professor Pedro Nunes.
Em 2022, o professor recebeu o troféu José Marques de Melo de Maturidade Acadêmica Regional pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM).
Mais informações sobre os trabalhos do professor Pedro Nunes estão disponíveis no blog dele.
Para saber mais sobre o Festival, acesse o perfil oficial do Curta Catolé no Instagram!
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)