Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Programa de Pós-graduação em Jornalismo do CCTA realiza reunião para apresentar proposta de Doutorado


O Programa de Pós-graduação em Jornalismo (PPJ), do CCTA/UFPB, realizou, na tarde desta segunda (2), reunião ampliada do Colegiado do Curso para apresentar e discutir diversas pautas, entre elas, a proposta de implantação do Doutorado no Programa.

Na oportunidade, também foi apresentado o Relatório Técnico do PPJ Quadriênio 2021-2024. O Relatório técnico-acadêmico, elaborado em forma de diagnóstico, é fruto do trabalho da Comissão de Diagnóstico do PPJ, integrada por avaliadores internos e externos ao Programa, que, ao logo de seis meses, realizou estudos sobre dinâmicas, avanços, recuos, trajetória não linear e complexidades peculiares do PPJ.

O Encontro também serviu para discutir possível restruturação no Mestrado em Jornalismo, com o objetivo de oferecer ainda mais qualidade no Ensino e na Pesquisa.

Estiveram presentes na reunião, além dos professores do Programa, técnicos, estudantes, e representantes de vários setores da UFPB, como a Pró-retoria de Pós-Graduação, da Biblioteca Central, chefias dos Departamentos do CCTA, além da Direção do CCTA.

O próximo passo será a criação de grupos de trabalho que se dedicarão a planejar, buscar e cumprir todos os requisitos exigidos pela CAPES e outras instâncias da Educação Superior para a instalação do Doutorado em Jornalismo.

Segundo a coordenadora do PPJ, Zulmira Nóbrega, a partir do relatório apresentado, será constituída duas grandes comissões para dar andamento às demandas apresentadas, tanto para serem implementadas no Mestrado como para auxiliar na construção do plano para a implantação do Doutorado em Jornalismo. “Nós vamos começar a realizar a reestruturação do Programa, com relação à linha de pesquisa e a novas disciplinas já para lançamento em 2025. Além disso, temos a proposta de realizar oficinas com os professores para que a gente pense, entre outros aspectos, o que podemos entregar de diferente à comunidade acadêmica e contribuir ainda mais com a pesquisa na área do Jornalismo nos âmbitos nacional e internacional”.

Sobre a Comissão de Diagnóstico do PPJ/CCTA/UFPB (2021-2024)

Criada em outubro de 2023, por meio da PORTARIA Nº 19 / 2023 – PPJ, é composta pelos docentes doutores: Pedro Nunes Filho (Presidente), Fernando Firmino da Silva (Universidade Estadual da Paraíba), Alfredo Eurico Vizeu (Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Paraíba), Juciano de Sousa Lacerda (Universidade Federal do Rio Grande do Norte), Marluce Pereira da Silva (Universidade Federal da Paraíba) e Zulmira Nóbrega Piva de Carvalho (Coordenadora do PPJ - Universidade Federal da Paraíba).


Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA)