Ex-estudante do Mestrado em Jornalismo do CCTA lança livro-reportagem fruto da dissertação
'Biu Ramos: o timoneiro da Arca de Sonhos’ é o título do livro-reportagem, do jornalista Samuel Amaral, que será lançado nesta quinta-feira (31), em João Pessoa. A obra é fruto da pesquisa desenvolvida por Samuel no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), do CCTA/UFPB.
O lançamento será realizado às 19h, na livraria A União, localizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo.
O trabalho de dissertação que traz a história do jornalista Biu Ramos, e que agora está biografada em livro, foi defendido em 2022, no PPJ.
Samuel teve a ideia de escrever a respectiva biografia a partir da leitura que fez dos livros 'Crimes que abalaram a Paraíba' e se impressionou com a linguagem objetiva e, ao mesmo tempo, instigante de Biu Ramos. Nas referidas obras, Biu Ramos relatou detalhadamente sobre uma série de crimes impunes que aconteceram no estado.
Biu Ramos (1938-2018), como era conhecido Severino Ramos Pedro da Silva, consagrou-se como um dos grandes nomes da história da imprensa, membro da ‘era de ouro’ do jornalismo paraibano. Ele atuou tanto em jornais do estado, entre outros, o jornal ‘A União’, ‘Correio da Paraíba’, ‘O Norte’, quanto em jornais nacionais, como o ‘Jornal do Brasil’ e a ‘Folha de S.Paulo’.
A pesquisa de Samuel Amaral também se baseou em documentos sobre a história da Paraíba e no acervo pessoal do biografado.
De acordo com Samuel o processo de escrita durou cerca de um ano. Ele conta que além de se basear no vasto acervo deixado por Biu Ramos, ele também entrevistou várias pessoas que conviveram com o jornalista, como familiares, amigos e colegas de batente. “Esses depoimentos se articulam com as falas do próprio Biu nas suas poucas entrevistas disponíveis no YouTube, bem como nos seus vários livros publicados, especialmente ‘Memórias de um repórter’ de 1993”, explica Samuel.
A Profª. Dra. Joana Belarmino, que chegou a conhecer Biu Ramos, orientou o trabalho de Samuel. Ela relata que a dissertação conseguiu, além de trazer uma genealogia da vida e do trabalho do jornalista, apresentar bem uma parte história do jornalismo paraibano. “Eu fiquei muito entusiasmada com o próprio entusiasmo dele (Samuel), com os achados que ele ia construindo, com a qualidade do texto, que a gente conversava muito, mas Samuel sempre teve muita autonomia de trabalho”, conta a professora.
Joana Belarmino é professora aposentada do CCTA/UFPB desde 2022, e participa do PPJ como docente colaboradora.
Para Samuel, a experiência no PPJ permite ao jornalista liberdade de exercer o ofício dentro da academia e tempo para se produzir um trabalho profundo e com maior repercussão: “O fato de ser um mestrado profissional, e, além do mais, o primeiro do Brasil, permite que o pesquisador possa ter a liberdade de exercer também o seu ofício de jornalista na sua produção acadêmica. O PPJ já vinha num filão de livros-reportagem bem-sucedidos, como os feitos sobre Lia de Itamaracá, Hilton Gouveia, Maestro Chiquito, Nego Fuba, entre outros. Então, trata-se de uma vocação mesmo do programa permitir que os seus discentes explorem essas outras possibilidades de produção”.
A venda e distribuição de ‘Biu Ramos: o timoneiro da Arca de Sonhos’ será feita pela editora A União.
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire
Fotos: Acervo pessoal de Samuel Amaral