Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Diretório e Centros Acadêmicos do CCTA promovem assistência e autonomia aos estudantes

O movimento estudantil atua dentro das universidades com o objetivo de garantir aos alunos (as) (es) de cada curso maior autonomia, como a resolução de problemas que venham a surgir no percurso acadêmico, bem como maior aproveitamento da experiência dentro da graduação.

Nesse sentido, são organizados os Centros Acadêmicos (CAs) e os Diretórios Acadêmicos (DAs), entidades sem fins lucrativos que representam os estudantes de um curso dentro de uma universidade. Esse é um exemplo dos tipos de representação estudantil que atuam, principalmente, como a ponte entre o curso, professores e a administração de cada Centro de Ensino.

O Diretório Acadêmico é a representação estudantil do curso, de todos os cursos, Diretório ou Centro Acadêmico. É onde se organizam as demandas estudantis, discute a questão dos projetos das disciplinas, troca informações e materiais didáticos, é sobretudo um momento e um espaço onde a transmissão de conhecimento é sempre fluida”, relata a estudante e atual diretora da Diretoria de Eventos do Diretório Acadêmico de Artes Visuais Alice Vinagre (DAAV/CCTA), Maya Oliveira.

Embora essas entidades tenham os mesmos objetivos, a diferença entre elas é que os DAs congregam estudantes de mais de um curso dentro de uma mesma área. Atualmente, o CCTA/UFPB conta com 9 CAs e um DA (que abarca os cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Artes Visuais).

A escolha para os representantes acontece por meio da formação de chapas, que são votadas pelos estudantes dos respectivos cursos. Os procedimentos de eleição e a organização interna dependem do estatuto, que varia a depender de cada curso e do respectivo CA ou DA. Para facilitar a organização interna, essas entidades costumam dividir as funções relacionadas à coordenação geral, finanças, eventos, comunicação etc.

De uma simples ajuda na comunicação com os docentes até auxílio em algum processo administrativo, o CA está presente para dar todo o apoio necessário. Além desse apoio no âmbito acadêmico, os estudantes também podem procurar os CAs para organizarem lutas por direitos estudantis”, conta o estudante e atual integrante da coordenação geral do Centro Acadêmico de Jornalismo Vladimir Herzog (CAVH/CCTA), Gabriel Freitas.

Além desse diálogo, os DAs e CAs organizam ações como eventos, palestras e oficinas, com o objetivo de criar novas experiências e aprendizados para os estudantes. Tais atividades funcionam também como carga horária flexível, requisito para garantir o diploma ao final do curso.

Para saber mais sobre os DAs e CAs do CCTA/UFPB, acesse o perfil oficial no Instagram!

Artes Visuais: @daavufpb

Cinema e Audiovisual: @cazemaufpb

Dança: @cadancaufpb

Hotelaria: @cahotelariaufpb