Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto Artes Visuais e Inclusão do CCTA realiza exposição coletiva na Galeria do Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB

Obras expostas são de crianças e jovens da Associação Ame Down PB e do Instituto Paraibano dos Cegos

Segue até dia 4 de outubro, na Galeria do Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB, a exposição coletiva HORIZONTES DE AFETOS, realiza pelo Projeto Artes Visuais e Inclusão do CCTA.

O Projeto Artes Visuais e Inclusão, coordenado pelo professor do Departamento de Artes Visuais do CCTA, Dr. Robson Xavier, leva para essa Mostra obras produzidas por crianças e jovens da Associação Ame Down PB e do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC).

As pinturas expostas em tinta acrílica sobre telas e tecidos foram produzidas ao longo de 2023 e deste ano, durante oficinas realizadas pelo projeto na UFPB e no ICPAC.

Galeria do Museu Casa de Cultura Hermano José da UFPB fica localizado na Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805, Jardim Oceania, em João Pessoa, e está aberto a visitação de segunda a sexta, da 8h às 16h.

Sobre o Projeto Artes Visuais e Inclusão CCTA/UFPB

Esse projeto de pesquisa intervenção/extensão tem auxiliado na habilitação, reabilitação, profissionalização e inserção na economia criativa de pessoas com deficiências (PCDs) e/ou idosas, contribuindo com as ações de arte/educação inclusiva e acessibilidade cultural na UFPB.

Nos dez anos de funcionamento do projeto atendemos PCDs e/ou pessoas com síndromes e idosas por meio de parcerias de instituições sociais.

Este ano, o projeto trabalha com a Associação Ame Down Paraíba (AME DOWN PB), o Instituto Paraibano do Envelhecimento (IPE), da UFPB, e o  Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC).

A Associação Ame Down, sessão Paraíba, é uma instituição sem fins lucrativos que congrega pessoas com Síndrome de Down, familiares, amigos e profissionais, promovendo a integração e a inclusão social, amplamente reconhecida na Paraíba.

O IPE é o principal equipamento cultural da UFPB que trabalha com pessoas idosas, oferecendo atividades, formação continuada e profissionalização.

Já o ICPAC foi fundado em 1944 com o objetivo de possibilitar formação e dar apoio para Pessoas com Deficiências Visuais e seus familiares. Em 2019, tornou-se um Centro Especializado em Reabilitação, passando a atender também pessoas com déficit intelectual e transtorno do espectro do autismo, oferecendo serviços na área de educação, esportes, saúde e assistência social para pessoas com deficiências visuais, de recém-nascidos até pessoas idosas.

As instituições beneficiadas pelo projeto são filantrópicas e recebem pouco apoio financeiro público/privado para desenvolvimento de atividades ligadas às artes, necessitando dos conhecimentos técnicos científicos proporcionados pela equipe da UFPB, para que possam atender a população em situação de risco sócio/cultural e aproximá-los da arte.

Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da assessoria do Projeto Artes Visuais e Inclusão CCTA/UFPB