Notícias DO CCTA

InstagramFacebookYouTube

Projeto ‘LaborAÇÕES’ realiza exposição de obra efêmera no pátio interno do CCTA

O projeto ‘LaborAÇÕES’, coordenado pela professora do curso de Artes Visuais do CCTA/UFPB, Professora Dra. Rosilda Sá, realiza exposição de escultura efêmera produzida por estudantes durante a disciplina ‘Tópicos em Cerâmica’, no período acadêmico 2024.1.

O projeto está vinculado ao Laboratório de Cerâmica do CCTA.

A obra é resultado da construção de um forno a lenha, proposta pela professora Rosilda, usando garrafas de vidro, que vinham sendo coletadas há mais de um ano. O local escolhido para a instalação do forno foi o pátio interno do CCTA (conhecido por areal). A construção foi feita, porém, a queima não pôde ser realizada, pois no espaço há uma fossa seca desativada e isso poderia gerar riscos devido aos gases expelidos pela fossa.

Assim, diante do impedimento de queima, a equipe considerou que o resultado da construção gerou uma escultura efêmera, com plasticidade e beleza de formas, de cores, de transparências e de luzes refletidas pelas garrafas de vidro, os quais surpreenderam e possibilitaram o registro fotográfico e videográfico.

A obra ficará exposta até o próximo dia 31.

O projeto, que contou com a participação dos estudantes Beatriz Lima, Filipe Komatsu, Leticia Paschoalick, Millena Ferraz e Shirley Carvalho, objetivou trabalhar com a reciclagem de lixo gerado pelo descarte das garrafas de vidro, criando uma alternativa artística.

A produção artística gerou curiosidades e interesses na comunidade acadêmica e fez sucesso durante o 33º Encontro Nacional da Associação de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP), sediado no CCTA/UFPB em setembro deste ano. Vários pesquisadores e pesquisadoras da área da cerâmica que vieram apresentar trabalhos no evento desconheciam esse tipo de forno e ficaram surpresos com as técnicas empregadas na construção.

Redação: Débora Freire (jornalista do CCTA) c/ informações da professora Rosilda Sá
Fotos e cartaz: Rosilda Sá