Documentário produzido por egresso do curso de Jornalismo do CCTA vence prêmio de melhor roteiro do Cinemaz Festival
O documentário ‘Juremeiras’, produto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do egresso de Jornalismo do CCTA/UFPB, Cleyton Ferrer, venceu o prêmio de melhor roteiro, na categoria de Curta Documentário, da 3° edição do Cinemaz Festival.
O trabalho também concorre na Mostra Competitiva Nordeste do XI Cine Virada Festival de Cinema Universitário da Bahia, e na Mostra Competitiva de Curtas, na categoria de Documentário Universitário, da 23° Mostra de Audiovisual Universitário Independente da América Latina (MAUAL).
'Juremeiras' tem uma narrativa marcada pela fé, ancestralidade, matriarcado e empoderamento de 4 mulheres, de épocas diferentes, que expressam suas vivências dentro do culto afro-indígena da Jurema Sagrada na região metropolitana de João Pessoa.
O documentário foi orientado pela professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR/CCTA), Fabiana Siqueira, que ressalta o olhar rico sobre as mulheres e a força feminina nos terreiros da Paraíba trazidos na obra. “É um documentário exemplar, feito com muito cuidado do ponto de vista editorial e também da prática audiovisual, com imagens belíssimas, com enquadramentos muito bem pensados e executados”, conta a professora.
Além de jornalista e radialista, Cleyton Ferrer é Pai de Santo, e teve a ideia de trazer uma abordagem audiovisual de salvaguarda dos cânticos sacros do culto da Jurema Sagrada desde o início do curso de Jornalismo.
A produção também foi contemplada pela Lei Paulo Gustavo, que facilitou a obtenção de equipamentos.
“Gratificado, apenas por ter sido selecionado, já me traz uma grande satisfação, em saber que nosso trabalho passou por toda uma curadoria técnica e seleção prévia, e ter entrado na grade de programação já nos mostra que todo o trabalho da orientação, da banca de TCC com suas observações e nossa dedicação técnica, valeram muito a pena”, relata Cleyton.
‘Juremeiras’ está disponível no YouTube.
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)