Curta produzido por estudante de Jornalismo do CCTA é selecionado para competir no Festival Audiovisual Comunicurtas 2023
O curta ‘Acolhimento e Resistência: a Cultura Ballroom na Paraíba’, produzido pelo estudante de Jornalismo do CCTA, Ricardo Felix, foi selecionado para competir na categoria ‘Mostra Tropeiros de Telejornalismo’ do Comunicurtas 2023.
O Festival Audiovisual Comunicurtas é um dos maiores eventos audiovisuais da Paraíba, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Campina Grande.
O evento acontecerá de 14 a 17 deste mês.
Em 2023, o Comunicurtas chega à 18° edição, sob o tema ‘O cinema em Super 8: Experimentações e Fruições’.
No total, serão oito mostras competitivas. Durante os dias do festival, os curtas serão exibidos e competirão entre si para que, ao final, cada mostra tenha um curta premiado.
O curta ‘Acolhimento e Resistência: a Cultura Ballroom na Paraíba’ é fruto de um trabalho para a disciplina de Oficina em Telejornalismo, ministrada pela professora do Departamento de Jornalismo (DEJOR) do CCTA, Fabiana Siqueira.
Sobre o curta ‘Acolhimento e Resistência: a Cultura Ballroom na Paraíba’
A Cultura Ballroom é um movimento cultural e político originado na comunidade LGBTQIAPN+, negra e latina nos Estados Unidos. O movimento nasceu como uma forma de empoderamento e ancestralidade. Na Paraíba, a cena Ballroom surge como uma forma de contracultura, acolhimento e resistência.
“A ideia da reportagem foi construída coletivamente. Sempre foi do meu interesse tratar assuntos pertinentes, que são pouco pautados no Jornalismo cotidiano. Fala sobre gente e suas subjetividades e vivências. Queríamos muito falar sobre algo da temática LGBTQIAPN+. Decidimos, então, falar sobre a cultura Ballroom aqui na Paraíba”, explica Ricardo Felix.
O curta foi orientado pela professora Fabiana Siqueira e contou com o auxílio dos também estudantes de Jornalismo do CCTA, André Firmino, Luiz Filho e Malu Lucena.
Além de ser a primeira reportagem audiovisual feita pelo estudante, o curta demonstra o crescimento da cultura Ballroom na Paraíba, a partir das histórias e vivências compartilhadas pelas fontes consultadas. O fruto dessa produção, agora, recebeu a oportunidade de competir na mostra de curtas paraibanos.
“Acredito que a maior sensação foi de trabalho realizado, porque mostra que realmente temos um bom produto. Enquanto estudantes, isso nos impulsiona e incentiva a continuar fazendo um Jornalismo sério e humanizado. E tudo começa na universidade, ela é o divisor de águas”, conta Ricardo.
Para assistir ao curta, acesse o link do YouTube.
FICHA TÉCNICA
Direção: Ricardo Felix
Cinegrafista: André Firmino, Luiz Filho e Malu Lucena
Edição: Luiz Filho
Som: Luiz Filho
Repórter: Ricardo Felix
Orientação: Fabiana Siqueira
Redação: Esther Sousa (bolsista da Extensão do CCTA)
Edição: Débora Freire (jornalista no CCTA)