7º Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB começa na próxima sexta (9)
O evento será gratuito e aberto ao público.
Começa, na próxima sexta-feira (9), a sétima edição do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB.
O evento, que segue até o dia 17 deste mês, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Música do CCTA.
O Festival será gratuito e aberto ao público em geral e acontecerá, sempre às 20h, na Sala de Concertos Radengundis Feitosa, localizada no bloco E do CCTA, campus I da UFPB; e no Centro Cultural São Francisco, que fica no Centro Histórico de João Pessoa.
Este ano, o Encontro traz musicistas dos EUA, Canadá, Itália, França, Rússia e do Brasil para uma semana de concertos abertos à comunidade e masterclasses. Entre os convidados estão a violista Kate Hamilton (EUA); o maestro e violinista Paul Chou (EUA); o violinista Ambroise Auburn (França/EUA); o violinista Guillaume Tardif (Canadá); a pianista Maria Kiki-Protodyakonova (Rússia/Canadá) e o pianista Alessandro Costantino Bianchi (Itália), além de professores da UFPB, UFCG, UFPE, UFRN, UFPA, Orquestra Sinfônica da UFPB, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. O perfil de cada convidado pode ser conhecido no site do evento, na aba ‘Artistas Convidados’.
Esta edição propõe uma interlocução com a área das Humanidades, em suas diversas vertentes, aqui representada por oito mulheres destacadas em suas respectivas subáreas, que apresentam minipalestras ao início de cada concerto. A cada noite, serão apresentadas algumas das obras mais representativas do repertório camerístico, muita música brasileira, obras de compositoras mulheres, uma homenagem especial ao compositor Edino Krieger (1928-2022), além de obras de compositores italianos, em referência aos 150 anos da imigração italiana no Brasil, representada pelo Prof. Hermes Cuzzuol Alvarenga, que celebra 40 anos dedicados à UFPB. Ao mesmo tempo, o Festival celebra os 20 anos de fundação do PPGM da UFPB, que é um marco para a ampliação e desenvolvimento do ensino e pesquisa em música no Brasil e fora do país.
O Festival tem a direção artística da Profa. Kate Hamilton, docente da University of Nevada, Las Vegas e violista substituta da Orquestra Filarmônica de Berlim; e do Maestro Paul Chou, regente da Pennsylvania Sinfonia Orchestra. A coordenação está a cargo do professor e violoncelista Felipe Avellar de Aquino, da UFPB.
O evento será aberto pela Orquestra Sinfônica da UFPB, sob a regência do Maestro Paul Chou, no dia 09 de agosto, com os solistas Ambroise Auburn (França) e Kate Hamilton (EUA) na Sala de Concertos Radegundis Feitosa da UFPB, às 20h.
A cada noite, a programação conterá formações distintas, incluindo solos, duos a quintetos. O evento terá ainda um concerto extra, no dia 23 de agosto, com a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, às 19h, no Centro Cultural São Francisco, com solistas do Festival sob a regência do Maestro Nilson Galvão.
Internacionalização
O projeto do Festival Internacional tem se constituído como um dos principais pilares da política de internacionalização da área de música da UFPB, notadamente de seu Programa de Pós-Graduação, redundando em parcerias artístico-acadêmicas, acordos de cooperação com instituições da Europa, EUA e Canadá, intercâmbio docente e discente, fomento e financiamento de fundos internacionais, parcerias com embaixadas, abertura para atuação como Professor/Pesquisador Visitante Internacional, realização de projetos de circulação artística, realização de pesquisas conjuntas, além de acesso a bolsas de estudos e possibilidades de capacitação internacional para estudantes da graduação e da pós-graduação.
Música brasileira
A proposta do evento é de apresentar as grandes obras do repertório camerístico para as mais diversas formações. Seja no resgatar de obra de compositores injustamente esquecidos pela história da música, na promoção de novas obras e de novos compositores, como também apresentando as obras mais importantes desta literatura. No entanto, todos os anos o Festival tem o cuidado de promover a música de compositores brasileiros, inclusive nordestinos e paraibanos. Ao longo das sete edições têm sido programadas obras de José Siqueira, José Alberto Kaplan, Pedro Santos, Liduino Pitombeira, Valério Fiel da Costa, Carlos dos Santos, Chico Santana, Sivuca, Glorinha Gadelha, Maestro Vilor, Danilo Guanais, Dimas Sedícias, Clóvis Pereira, Maestro Duda e tantos outros. Figuras nacionais de peso como Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Francisco Mignone, Edino Krieger, Ernst Mahle, Claudio Santoro, Lorenzo Fernandes, Osvaldo Lacerda, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper e André Mehmari. Sem deixar de lado as mulheres compositoras como Ilza Nogueira (UFPB), Paula Bujes (PPGM-UFPB), Catarina Domenici e da cearense Maria de Lourdes Gondim. Lembrando que na edição de 2023, foi feita uma grande homenagem ao berimbau, apresentando o instrumento ao lado dos instrumentos de cordas.
Mulheres
Além das mulheres palestrantes da área das humanidades, a 7ª edição trará um concerto mais que especial no dia 14 de agosto. Neste dia, em particular, o concerto será intitulado “Ah, estas mulheres!”, que será aberto pela Profa. Eurides Santos (Etnomusicóloga-UFPB) e apresentará, na primeira parte do programa, obras cujos títulos fazem referência às mulheres.
Masterclasses
Além dos concertos, serão realizadas doze masterclasses para os estudantes inscritos, nas áreas de violino, viola, piano, música de câmara e regência orquestral, com os convidados internacionais. Os interessados podem se inscrever através do SigEventos, com direito a certificado de participação. As informações sobre as inscrições estarão no site do Festival. Lembrando que todas as atividades são gratuitas e abertas para estudantes de música da UFPB, escolas de música e projetos sociais da região. Os discentes serão selecionados para participar das masterclasses na condição de estudantes atuantes ou como ouvintes. Essas atividades acontecerão na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, no Auditório Gerardo Parente do Departamento de Música e no Auditório da Reitoria da UFPB, sempre no período diurno, de acordo com os horários que serão disponibilizados na página do evento.
Mais informações, inclusive a programação completa, estão disponíveis na página https://fimc2024.homesteadcloud.com, nas redes sociais https://www.facebook.com/FestivalInternacionalUFPB @festival.internacional.ufpb, pelo telefone (83) 3216-7001 (secretaria do PPGM) ou pelo e-mail ppgm@ccta.ufpb.br.
Redação: Débora Freire (jornalista no CCTA) c/ informações da Assessoria do 7º Festival Internacional de Música de Câmara